sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Exercício do Outro






Autor: Paulo Coelho

____Um sujeito encontra um velho amigo____que vive tentando acertar na vida, sem resultado. Vou ter que dar uns trocados para ele, pensa. Acontece que, naquela noite, descobre que seu velho amigo está rico, e veio pagar todas as dívidas que havia contraído no decorrer dos anos.
Vão até um bar que costumavam freqüentar juntos, e ele pafga a bebida de todos..
Quando lhe indagam a razão de tanto êxito, responde que até dias atrás estava vivendo o OUTRO.
____O que é o outro ? ____perguntam
____O OUTRO é aquele que me ensinaram a ser, mas que não sou eu.
O OUTRO acredita que a obrigação do homem é passar a vida inteira pensando em
como juntar dinheiro para não morrer de fome quando ficar velho.
Tanto pensa, e tanto faz planos, que só descobre que está vivo quando seus dias na terra está quase no terminando. Mas ai é tarde demais.
___E você quem é?
___Eu sou o que qualquer um de nós é se escutar o coração. Uma pessoa que se deslumbra diante do mistério da vida, que está aberta aos milagres, que sente alegria e entusiasmo pelo que faz. Só que o OUTRO, com medo de decepcionar-se, não me deixava agir.
___Mas existe sofrimento ____dizem as pessoas no bar.
___Existem derrotas. Mas ninguém escapa delas. Por isso é melhor perder alguns alguns combates na luta por seus sonhos, que ser derrotado sem se quer saber por que está lutando.
___Só isto?____perguntaram as pessoas no bar.
___Sim. Quando descobri isto, acordei decidido a ser o que realmente sempre desejei.
O OUTRO ficou ali, no meu quarto, me olhando, mas não o deixei mas entrar____embora tenha procurado me assustar algumas vezes, me alertando para os riscos de não pensar no futuro.

Texto retirado do Livro Na Margem do Rio Piedra eu sentei e chorei.



Nenhum comentário: